terça-feira, 17 de novembro de 2015

Como desenhar no iPad a partir de fotos {Tutorial em vídeo}

Por Mariana Coutinho

Mais do que talento ou uma habilidade específica, desenhar exige muito treino e dedicação. Mesmo quem acha que não tem muito jeito com o lápis pode produzir boas imagens se procurar se esforçar para isso. E as novas tecnologias só vieram facilitar a nossa vida nesse sentido. Eu sempre gostei de desenhar, mas nunca tive nenhuma habilidade especial com papel. Errava demais e destruía meus rascunhos com uma borracha nervosa. A solução, para mim, foi tentar desenhar digitalmente.

As tentativas de fazer algo com o mouse foram um fracasso maior do que borrachas eletrônicas poderiam resolver, mas me ajeitei realmente quando comprei um iPad e uma caneta stylus e soltei a mão sem medo.Comecei a usar o Adobe Ideas, um aplicativo para desenho que trabalha camadas. Isso me ajudou de verdade. Primeiro, porque a borracha deixou de ser a vilã e se tornou a melhor das amigas. Segundo, porque as camadas me permitiam ajustes muito mais refinados e infinitas possibilidades.

Com essas novas ferramentas, comecei a desenhar especialmente a partir de fotos. Apenas copiando, ou acrescentando detalhes, cores e novos elementos. Basear-se em outra imagem pode parecer uma grande falta de criatividade, mas tenho tentado ver de outra forma. Meu talento limitado na criação livre em desenho me fez desenvolver minhas próprias maneiras de copiar e reinventar imagens. E isso pode ser bem divertido. O header desse blog mesmo é uma reinvenção de duas fotos.

No vídeo abaixo, mostro como faço desenhos a partir de fotos. Espero que algumas dicas sobre como começar possam inspirar quem sempre quis desenhar mas se achava pouco talentoso pra isso. Algumas coisas só se aprende fazendo. Façamos!

(Não deixe de se inscrever no nosso canal!)



0 comentários:

Postar um comentário