segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Conheça a cinemagrafia, arte das fotos vivas!

Por Mariana Coutinho

Não é uma foto, não é um vídeo e também não é um gif. A cinemagrafia, ou flixel, é uma técnica para destacar elementos em uma foto, que ganham movimento. O processo envolve produzir um curto vídeo, destacar apenas alguns segundos dele e depois usar uma técnica de máscara - no Photoshop ou em aplicativos como o Cinemagram - para dar movimento a apenas um aspecto da imagem, enquanto o resto da foto se mantém estático, congelado em um só frame. Não se trata de um gif porque não é toda a foto que se mexe, apenas algumas partes destacadas.

A cinemagrafia como a compreendemos, um arquivo fechado de imagem que comporta movimento em elementos selecionados, começou no mundo da moda e ainda é bem pouco explorada em outros segmentos. A técnica surgiu com os fotógrafos de moda americanos Jamie Beck e Kevin Burg e ganhou destaque ano passado na 20ª temporada do reality show de Tyra Banks, America's Next Top Model. O programa, que pretende encontrar a próxima aposta no mercado de modelos americanos, utilizou flixels em todas as sessões de fotos.

A técnica que parece sofisticada em um primeiro momento, agora é acessível a qualquer fotógrafo amador por meio dos aplicativos. Pode-se fazer um pequeno vídeo com o celular e transformá-lo em uma cinemagrafia. No entanto, muitos novatos acabam tendo resultados ruins por tentarem colocar toda a foto em movimento. O diferencial da cinemagrafia é parecer uma foto, mas surpreender o observador com algum elemento vivo, vibrante. Para produzir uma boa cinemagrafia é preciso dar até mais atenção ao estático do que ao movimento. Cria-se um híbrido, não é vídeo, nem é foto, mas ainda assim é arte.
Jamie Beck/ Cinemagraph.com

Amanda Henriques/ Cinemagrafia.com

Amanda Henriques/ Cinemagrafia.com

Amanda Henriques/ Cinemagrafia.com

Tyra Banks em America's Next Top Model

Jourdan Miller, ganhadora do America's Next Top Model

Jamie Beck/ Cinemagraph.com

Jamie Beck/ Cinemagraph.com


Jamie Beck/ Cinemagraph.com


0 comentários:

Postar um comentário